sexta-feira, 11 de abril de 2008

O Coletivo de Desenvolvimento Sustentável promove debate no Fórum da Emater

Formação

O Coletivo de Desenvolvimento Sustentável do Semapi promoveu um debate com o coordenador estadual dos Assentamentos do MST, Alvaro Delatorre, na manhã desta quinta-feira, dia 10. A atividade foi oferecida aos representantes de área da Emater com o objetivo de ampliar a pauta e aglutinar forças com os movimentos sociais.

Segundo a coordenadora do Coletivo, Iara Aragonez, o Sindicato deve dar conta da luta específica da categoria, mas também fazer a conexão com as lutas estratégicas da sociedade. “Para isso, nosso Coletivo busca atuar em quatro eixos: Consumo e Sustentabilidade; Formação; Sustentabilidade e Movimentos Sociais e Sustentabilidade e Movimento Sindical”, explica.

Na visão do Coletivo, a luta não se faz sozinha, mas a partir de uma aglutinação de forças para enfrentar o modelo econômico neoliberal que valoriza o grande capital financeiro. Frente a isso, o Coletivo está participando da Coordenação dos Movimentos Sociais (CMS) que unifica os movimentos sociais, sindical e estudantil. Em março deste ano, iniciou uma articulação nacional chamada “Jornada Unificada de Luta: campo e cidade juntos”. Esta será uma ação permanente que pretende unir os movimentos em pautas comuns.

“Nós pretendemos fazer esse debate para sensibizar nossa categoria. Precisamos nos enxergar nessa luta maior”, salienta Iara. A diretora cita como exemplos de conexões das lutas duas bases importantes do Semapi, a Emater e a Fepam, onde mesmo as questões corporativas estão relacionadas com o enfrentamento com as transnacionais. “Nas duas instituições, o desmantelamento que sofrem e as distorções de suas missões ocorrem justamente para dar condições para que o grande capital se estabeleça no estado”.

Mas o Coletivo tem clareza que para a categoria compreender a necessidade da aglutinação de forças é preciso formação política. “Por isso, queremos aproveitar todos os espaços em que os representantes de base estejam reunidos para inserir a pauta da luta contra a hegemonia do grande capital no estado”. Essa ação foi inaugurada no Fórum da Emater com a presença do Alvaro Delatorre para fazer uma análise da situação política estadual. Em breve publicaremos no site do Semapi uma entrevista exclusiva com o dirigente do MST.

Plenária da CMS

O Coletivo de Desenvolvimento Sustentável convida a todos os representantes de Porto Alegre para a Plenária da CMS no dia 14 de abril, às 18h, na Federação da Alimentação (Rua Jerônimo Coelho, 303 Porto Alegre). A reunião irá debater as próximas mobilizações da Jornada Unificada. Além disso, o Coletivo se comprometeu em repassar aos representantes do Interior os interlocutores da Jornada em cada região para que nossos colegas possam se envolver e contribuir com o debate.

Fonte: Katia Marko, Engenho Comunicação e Arte

Nenhum comentário: