sexta-feira, 4 de julho de 2008

Comissão de Trabalhadores (as) do SEMAPI “pela Sustentabilidade”



Sexta-feira, dia 04 de julho, foi instalada a Comissão de Trabalhadores (as) do SEMAPI “pela Sustentabilidade”, a qual fará o monitoramento da implantação e implementação do Plano de Gestão Ambiental Sustentável.

Esta Comissão terá como tarefa inicial acompanhar a assessoria de Gestão e Qualidade Ambiental na realização do Diagnóstico por setor do Sindicato. Esse diagnóstico identificará como o SEMAPI faz as seguintes gestões:

1) Gestão de Materiais, Produtos, Energia.
2) Gestão da Água.
3) Gestão de Resíduos Sólidos.
4) Gestão de Emissões e Poluição sonora.
5) Gestão de Fornecedores de Produtos e Serviços.

Na seqüência, esta Comissão participará da elaboração do Plano e também será propositiva em relação à Identidade Visual do Programa de Gestão Ambiental Sustentável.

A Reunião de hoje foi com representantes de todos os setores. A partir de um debate acerca dos objetivos e metas o grupo definiu os integrantes da Comissão, ficando a mesma assim composta: Benhur Borges da Silva, Iolanda Mari Tavares, Luci Ester da Silva, Maria Helena Antunes Neto, Rafael Machado do Amaral e Tânia Regina Feijó. Participam ainda da comissão, a coordenadora do Coletivo de Administração, Maria Luisa Paixão Prates e do Coletivo Desenvolvimento Sustentável, Iara Borges Aragonez.

Este último, com essa ação, avança na implementação de seu planejamento que tem a "Sustentabilidade como Lógica Organizadora da Gestão do SEMAPI", como uma de suas principais estratégias para dar conta da sua missão de "LUTAR pela sustentabilidade do Planeta, desencadeando junto à base do SEMAPI e do Movimento Social, processos que oportunizem uma reflexão crítica sobre o modelo de desenvolvimento hegemônico, construindo uma ponte para a adoção de práticas cotidianas capazes de inverter a lógica estabelecida e de constituir as bases para um modelo de desenvolvimento sustentável".

É importante destacar que a constituição do Coletivo Desenvolvimento Sustentável é fruto de uma resolução do II Congresso do SEMAPI, realizado no ano de 2006 - Nosso Trabalho Tem Valor -, e implantado pela diretoria que fará a gestão no período de 2007-2010.

A Comissão “pela Sustentabilidade” nesse primeiro mês reunir-se-á semanalmente para organizar a sua ação. Mas, desde já, embalada pelo entusiasmo que a desafiadora tarefa produziu em todos (as), já propôs criativamente, uma data simbólica para mostrar a que vem.

14 de agosto, dia do combate a poluição. Nesse dia, o SEMAPI inaugurará um novo período, quando provocará positiva e propositivamente o conjunto de trabalhadores (as), de diretores (as) e de visitantes, para uma PRÁTICA que nos aproximará mais de nossos objetivos relacionados à SUSTENTABILIDADE.

Vida longa e muita energia para essa Comissão!!!

Iara Borges Aragonez
Coletivo Desenvolvimento Sustentável

Nenhum comentário: