terça-feira, 23 de dezembro de 2008

UM VOO ALEGRE, PERFUMADO E PLENO!



Iara Borges Aragonez.
Coletivo Desenvolvimento Sustentavel Semapi
desde a Nova Zelandia.


A POHUTUKAWA e uma arvore que domina a paisagem da Nova Zelandia, Ilha Norte, no mes de Dezembro, pelo vermelho intenso de suas flores. Mas, a destaco aqui pelo significado que tem junto aos MAORIS*. Para estes, as raizes da Pohotukawa, a partir de CAIPE REINGA**, levam o espirito de seus mortos de volta para HAWAIKI, lugar de onde vieram e onde deixaram seus ancestrais. Assim os reencontram.

Refletindo sobre essa crenca e sobre a historia desse povo guerreiro (no melhor sentido da palavra), imaginei o quanto seria bom se todos nos encontrassemos a nossa POHUTUKAWA. E e a partir dessa imagem que abraco e celebro, com cada um que acompanha e faz esse blog, a passagem desse mais um ano.

Desejo que todos nos encontremos uma POHOTUKAWA, seja ela na forma de nossos Ipes, Jacarandas, Pitangueiras, Manacas, Guapuruvus ou Figueiras. Mas, nesse caso, para que as suas raizes nos firmem e nos reafirmem em NOSSA TERRA. Com a forca suficiente para faze-la mais bela e justa e principal simbolo da nossa existencia. Nossa e dos Nossos. E, tambem, que seus frutos, folhas e flores, na danca dos ventos, espalhem a boa energia, entrelacando-nos cada vez mais em um voo alegre, perfumado e pleno. Que nessa danca e nesse voo realizemos o nosso Eu e o nosso Nos, fazendo-nos alegres e felizes o suficiente para espalharmos mais alegria e mais felicidade. Que sejamos ainda mais vitoriosos em nossa lutas ligadas a nossa terra e ao nosso povo. Que os "SEM", em suas marchas cada vez mais vigorosas, afirmem e reafirmem a sua forca, a sua dignidade e a sua identidade.

Assim meus queridos(as) companheiros(as), deixo um grande, forte e amoroso abraco e um FELIZ 2009 PARA TODOS(AS) NOS.

*MAORIS: Povo que chegou na Nova Zelandia, vindos de diferentes Ilhas do Pacifico, ha cerca de 1000 anos. Nos anos 1700 e 1800, com desdobramentos ate os dias de hoje, travaram muitas batalhas com os colonizadores ingleses para defender que as suas terras permanecessem em suas maos.

** CAIPE REINGA: O ponto mais setentrional da Nova Zelandia, onde e possivel assistir o encontro entre o Mar da TASMANIA e o OCEANO PACIFICO. E de la, segundo a crenca MAORI, que a POHUTUKAWA situada na ponta do Cabo, leva o espirito de seus mortos ao encontro de seus ancestrais.

*** Desculpem-me a falta de acentos, mas o teclado que utilizo nao me oferece essa possibilidade.

2 comentários:

Unknown disse...

Iara,
Estas ortograficamente atualizada, pois por aqui processa-se uma mudança neste sentido na tentativa de unificar a escrita dos países portugueses. A POHUTUKAWA tem uma flor muito parecida com nossa goiaba serrana. Um grande abraço para voc~e aí doutro lado, que neste momento 19:30 de quarta por aqui, já está com o pé em 2009. Saúde e Paz para dar continuidade à boa Luta.
Um abração,

Lauro E. Bernardi

Solange Ramos disse...

Iara,
Você consegue enxergar o lado belo de tudo o que te rodeia, acho isso muito interessante, vc absorve o melhor da vida.
Um beijo
Solange Ramos