quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Romaria da Terra relembra desastre ambiental no Rio do Sinos

Chasque Agência de Notícias
Reportagem: Raquel Casiraghi

Com o tema "Água, Sangue da Terra", a 32ª Romaria da Terra relembra a impunidade que marcou as investigações sobre a poluição do rio do Sinos. Mais de 100 toneladas de peixe foram encontrados mortos há dois anos atrás. Expectativa é de que 20 mil romeiros e romeiras participem da atividade no próximo dia 24, em Sapucaia do Sul (RS)

Porto Alegre (RS) - A impunidade que marcou o desastre ambiental cometido no Rio do Sinos motivou a 32ª Romaria da Terra. Com o tema "Água, Sangue da Terra", neste ano a romaria acontece na cidade de Sapucaia do Sul (RS), na região metropolitana. A expectativa é de participem 20 mil romeiros e romeiras de todo o Rio Grande do Sul.

A coordenadora estadual da Comissão Pastoral da Terra (CPT), Terezinha Sallet Ruzzarin, reclama que depois de dois anos do desastre, ninguém foi responsabilizado. No final de 2006, 102 toneladas de peixes foram encontrados mortos no rio, caracterizando o maior crime ambiental nas últimas décadas na região.

"Faz dois anos daquele crime ambiental cometido do Rio do Sinos. Foram identificadas três grandes poluidoras, mas nenhuma delas foi punida. Ficou o dito pelo não-dito, mas os malefícios continuam aí, continuam presentes. E a nossa expectativa não é das melhores, porque o descaso é total. Não há cobrança disso aí e no Cristão permanece essa angústia", argumenta.

Para chamar a atenção para a importância de preservar nossas fontes de água, como rios e lagos, cada romeiro levará uma garrafa de água limpa, que será derramada no rio do Sinos no final da caminhada. No entanto, Terezinha alerta que não é só a poluição que degrada a água. Ela aponta também atividades econômicas, como a monocultura de eucalipto, e a falta de posturas mais enérgicas dos governos.

“O zoneamento ambiental, que não foi feito na questão dos eucaliptos, agora está invadindo a retirada de areia dos nossos rios”, diz.

A Romaria inicia às 08:30h da próxima terça-feira (24) em frente à Igreja Sagrada Família, no bairro Colonial, em Sapucaia do Sul. Os romeiros irão caminhar em torno de 2 km até o Pesqueiro, onde ocorre uma celebração ecumênica e a partilha dos alimentos. A 32ª Romaria da Terra é organizada pela CPT, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Dioceses gaúchas.

No ano passado, a Romaria ocorreu na cidade de Três Passos, na região Celeiro, e teve como tema a Juventude.

Nenhum comentário: