segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Rede EcoSindical pela Sustentabilidade

O SEMAPI, através do Coletivo Desenvolvimento Sustentável, em parceria com o Instituto Biofilia e apoio da Secretaria do Meio Ambiente da CUT/RS realiza nos dias 01, 02 e 03 de dezembro a primeira etapa das oficinas de mobilização e sensibilização que formarão as bases para a construção de uma Rede EcoSindical pela Sustentabilidade.

As oficinas integram o Projeto Cultura Ambiental, Consumo e Sustentabilidade o qual pretende fortalecer a temática socioambiental no universo sindical e traçar uma estratégia conjunta para enfrentar um dos maiores desafios deste século, a questão ambiental.

Já aderiram ao Projeto o SINDICATO DOS BANCÁRIOS DE PORTO ALEGRE, o SINDIÁGUA, o SINTRAJUFE e a UGEIRM. Juntamente com o SEMAPI e organizações que integram o movimento ambiental, como o Instituto Biofilia, até o dia 19 de dezembro (encerramento das atividades), estará constituído o embrião da Rede EcoSindical. A partir de então, a mesma estará apta a pensar estrategicamente o futuro das organizações sindicais envolvidas, no que tange à pauta ambiental e a pauta da sustentabilidade em seu caráter mais amplo.

No ano de 2010 o Projeto terá continuidade. Novas edições serão implementadas, devendo contar com a adesão dos sindicatos que não tiveram oportunidade de participar dessa primeira edição. Desta forma, a Rede amplia-se e avança em seus objetivos.

A atividade de amanhã, abertura, contará com a palestra Justiça Climática: engajamento dos atores sociais, proferida pela geóloga e ambientalista Lúcia Ortiz do Núcleo Amigos da Terra Brasil. Após, haverá uma confraternização com produtos da economia solidária e da agricultura familiar.

Serviço:
Data: 01 de dezembro
Horário: 18h30min
Local: Auditório do SEMAPI Sindicato

Iara Borges Aragonez
Coletivo Desenvolvimento Sustentável / SEMAPI

Nenhum comentário: