domingo, 27 de janeiro de 2008

Uma boa semana!!!

Iniciamos essa semana com duas publicações.

Logo abaixo, o texto de Arnaldo Luiz Dutra e Geraldo Antônio Reichert, Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos: A Coleta Seletiva e Seus Desafios. Reflexões a partir de uma experiência local.

Este, mostra o quanto a política pública pode contribuir para que as pessoas, no processo de reprodução de suas vidas, estabeleçam com o ambiente uma relação de respeito, optando no seu dia-a-dia por atitudes que repercutam positivamente na sua qualidade de vida e na do conjunto da sociedade. O texto aborda a experiência de Porto Alegre na coleta seletiva de resíduos, trazendo dados sobre os 15 anos dessa política da administração popular, que investiu em educação sócio-ambiental, equipamentos, unidades de triagem de resíduos, etc, Também aborda sobre questões ainda pendentes, como por exemplo, a coleta informal realizada por carrinheiros e/ou carroceiros e também questiona o FOCO das políticas, cuja centralidade está na reciclagem e não da redução de resíduos. Lança e responde a pergunta: QUAL É O PROBLEMA AFINAL?

O texto foi escrito há quatro anos. Hoje os autores ocupam outros espaços públicos. Arnaldo Dutra, Presidente da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento – ASSEMAE e coordenador do Consórcio Público de Saneamento Básico da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos (Pró-Sinos). Geraldo Antônio Reichert, Engenheiro Civil, na Secretaria Municipal de Meio Ambiente – SMAM em Porto Alegre.

Bueno, o texto é muito mais, além de Atual, pedagógico e impulsionador.

O vídeo abaixo, "HERDEIRO DA PAMPA POBRE", que nos ajuda a refletir sobre as conseqüências para o nosso planeta da ausência de uma política de gerenciamento integrado de resíduos, foi uma indicação de Osvaldo Guadagnin. Alíás, uma feliz indicação deste que é engenheiro agrônomo da Emater atuando em Nova Bassano/RS e também Diretor do SEMAPI Sindicato.

Após o texto sobre resíduos apresentamos resumo e endereço do site da Emater onde é possível ler a íntegra da sistematização da experiência com Secador Solar, desenvolvido por Osvaldo Guadagnin. Osvaldo é vencedor do prêmio Responsabilidade Ambiental 2007, do Instituto Borboleta Azul e da Secretaria Estadual de Meio Ambiente.


Aproveitem.
Iara Borges Aragonez

Nenhum comentário: