quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Semapi Sindicato e o Consumo Consciente

Hoje a direção do SEMAPI Sindicato fez uma boa discussão sobre Consumo Consciente, avançando internamente nesse debate, na perspectiva de valorizar práticas de consumo que considerem na hora da escolha de produtos e produtores(as) as diferentes dimensões da sustentabilidade, tais como a ambiental, social, econômica, cultural e política.

Abaixo um texto retirado da página do Instituto Akatu, que se dedica à difusão do consumo consciente e contém muita informação e provocação sobre e para essa prática.Sugiro que a página seja visitada http://www.akatu.org.br/e que, quando tiverem um tempinho, façam o TESTE DO CONSUMIDOR CONSCIENTE desenvolvido pelo Instituto. É uma boa forma de nos avaliarmos e avançarmos na reflexão sobre as nossas práticas cotidianas.

Boa leitura e bom teste.

Iara Borges Aragonez.

Um comentário:

FotoSemFatos disse...

Gostaria de registrar aqui em nosso Blog a importância da decisão da diretoria do SEMAPI em apostar na produção e no consumo com sustentabilidade. De nada adianta fazermos uma apologia ao consumo consciente e na prática continuarmos consumindo tudo da mesma maneira de sempre. Ou seja:de que adianta se rotular como favorável ao desenvolvimento sustentável e praticar o anti desenvolvimento consumindo o planeta e principalmente fortalecendo as relações sociais opressoras do capitalismo.
De que adianta participar de fóruns e passeatas e negar a sustentabilidade no seu dia a dia.
De que adianta rotular-se de sindicato cidadão e de vanguarda e não valorizar a cidadania e não pratica-la cotidianamente.
De nada adianta, temos que fazer valer esta prática para além da nossa vontade> Vontade essa ditada pela ideologia consumista. E para além do discurso fácil, que tende a nos enganar freqüentemente.
É um exercício permanente.
Boa iniciativa, bom ínício e força para que seja eterno e envolvente.
Paulo Mendes Filho ( Paulinho-Diretor do SEMAPI e trabalhador da EMATER).