segunda-feira, 3 de março de 2008

Brasil exporta modelo de gestão de água

A informação abaixo sobre o evento que discute o uso da água de maneira sustentável foi enviada pela trabalhadora do SEMAPI Sindicato, DENISE AGUZZI, em comentário sobre o Blog, postado hoje, no texto que inaugura essa iniciativa do Coletivo Desenvolvimento Sustentável.

Seja bem-vinda ao Blog Denise e obrigada pela contribuição.
Iara Borges Aragonez.

Mais de 20 países ibero-americanos estão representados em Lima, no Peru, para conhecer o modelo brasileiro que resultou na criação do Plano Nacional de Recursos Hídricos (PNRH), durante evento organizado pelo Instituto Nacional de Recursos Naturais do Peru em cooperação com a Secretaria Geral da Comunidade Andina e Ministério do Meio Ambiente da Espanha. Durante o evento, serão discutidos avanços e desafios na elaboração de planos de recursos hídricos, a troca de experiências e exemplos de gestão de águas transfronteiriças.
O objetivo da reunião é criar condições para que esses países possam avançar na gestão integrada de recursos hídricos e atingir as Metas de Desenvolvimento do Milênio, que estabelecem, por exemplo, a necessidade de usar a água de maneira sustentável.

O Brasil saiu primeiro na elaboração do PNRH. Durante dois anos e meio, os governos federal, locais e membros da sociedade civil participaram de discussões para a sua criação. Hoje, é o mecanismo que norteia a política de utilização das águas até 2020. O diretor da Agência Nacional de Águas, Oscar Cordeiro Netto, vai explicar aos representantes dos países vizinhos a experiência brasileira e a administração de águas transfronteiriças, apresentando o acordo entre o País e o Uruguai, para aproveitamento do rio Quarai."

Antonio Gaspar

Nenhum comentário: