quarta-feira, 19 de março de 2008

Movimentos Sociais e suas “andarilhagens históricas pelo mundo

Impossível passar imune por uma atividade que tem como protagonistas os movimentos sociais, que transpira energia militante e que, de quebra, defende e propõe a unificação do campo e da cidade nas grandes lutas que ainda virão no processo de enfrentamento do grande poder econômico, das transnacionais, e dos governos que o sustenta.

Sempre me comoveram as místicas realizadas nesses momentos e ontem não foi diferente. Ao contrário. Hoje, ainda contagiada, busquei algo que traduzisse alguns significados importantes, tanto do ponto de vista da própria MÍSTICA quanto dos MOVIMENTOS SOCIAIS.

Parei minha busca quando me deparei com os vídeos que compartilho abaixo com vocês.

O vídeo de abertura é uma produção do MST, fala sobre MÍSTICA, mostrando-nos os seus profundos significados.

Acessando pelo “menu”, ouvirão e verão o grande mestre Paulo Freire, falando sobre o MST, sobre MARCHAS, sobre a importância da tomada de decisão de intervenção no mundo, contra o fatalismo, sobre a recusa a uma obediência servil e das muitas marchas que considera necessárias, dentre elas a “dos que querem ser e estão proibidos de ser”. Fala também da vontade amorosa de mudar o mundo e muito mais... São dois vídeos com a última entrevista dada por Paulo Freire, em abril de 1997.

Assistindo os vídeos aprendemos que a mística nos “faz acreditar que há outro lugar além deste que alcança a vista” e muito mais...

Um forte abraço,
Iara Borges Aragonez.

Nenhum comentário: