domingo, 1 de junho de 2008

SEMAPI Sindicato - curso “Percurso Formativo do I Módulo SEMAPI - CURSO DE FORMAÇÃO BÁSICA"

Nos dias 29, 30 e 31 de maio realizamos no SEMAPI Sindicato o curso “Percurso formativo do I Módulo SEMAPI - CURSO DE FORMAÇÃO BÁSICA.”

A atividade foi coordenada por Mara Feltes, Diretora colegiada do SEMAPI, coordenadora do Coletivo de Formação e integrante da Rede de Formadores da CUT.

Este foi o início de uma série de ações de formação que serão realizadas no âmbito do Sindicato, com vistas à “ampliação da consciência crítica dos trabalhadores e trabalhadoras dirigentes de base – delegados sindicais e representante de área -, na perspectiva da organização coletiva e autônoma para o enfrentamento dos desafios colocados na conjuntura atual”. Este Curso é pré-requisito para outras atividades formativas como os cursos de Comunicação e Expressão, Negociação Coletiva e Formação de Formadores.

Os conteúdos foram desenvolvidos a partir de três eixos: História da Classe Trabalhadora, Sociedade e Desenvolvimento Sustentável Solidário.

Esta foi a minha primeira experiência de Formação junto a representantes de base do SEMAPI e dela recolho, sobretudo, muito otimismo quanto a possibilidades de avanços coletivos via ação sindical. O grupo era de aproximadamente 30 pessoas as quais representavam as diferentes organizações que integram a base do SEMAPI. Estavam representadas a FASE, FGTAS, FPE, EMATER, FEPAM, Jardim Zoológico, EPTC e FADERS.

No eixo Desenvolvimento Sustentável, reflexionamos sobre o significado desse conceito, reforçando as suas múltiplas dimensões e buscando compreender o que exatamente temos a ver com essa questão e como podemos contribuir a partir de nossa prática cotidiana para que se estabeleça um outro modelo de desenvolvimento, orientado por valores e princípios pautados pela sustentabilidade. Dois dos textos utilizados como base para o trabalho em grupo, “Você é o que Você Consome”, de Cecília Bernardi e “Pegada Ecológica”, mostraram-se muito efetivos frente aos objetivos que estavam colocados.

Ainda com o objetivo de demonstrar na prática o alcance de experiências protagonizadas por “gente como a gente” e também as diferentes dimensões do desenvolvimento sustentável, recebemos ontem no curso a companheira NELSA NESPOLO, integrante da COOPERATIVA UNIVENS e da JUSTA TRAMA – Cadeia Ecológica do Algodão Solidário. Ouvimos atentas (os) a experiência e avançamos na compreensão da ECONOMIA SOLIDÁRIA e da AGRICULTURA FAMILIAR ECOLÓGICA, como fatores de sustentabilidade.

Quanto às demais pautas, destaco a História da Classe Trabalhadora, em particular pela dinâmica adotada pela formadora Mara Feltes. A linha do tempo, construída coletivamente a partir de contextualização prévia, incluindo os próprios participantes no processo histórico de organização dos(as) trabalhadores(as), foi muito interessante e pedagógica. Aliás, a criatividade e potencialidade das dinâmicas utilizadas durante toda a formação merecem destaque.

Bem, é quase dispensável dizer que a avaliação feita ontem à tarde, no fechamento do curso, foi altamente POSITIVA. Em regra todos (as) verbalizaram sentirem-se absolutamente enriquecidos e muito mais fortalecidos para cumprirem o desafio de mobilizar, informar e de alargar consciências na perspectiva de uma sociedade mais justa, com a compreensão de que o nosso protagonismo nessa construção faz diferença.

Durante a semana colocarei fotos de alguns momentos do curso. Serão enviadas pela companheira Renata da FASE de Pelotas. Ainda na seqüência vou contar um pouco sobre o trabalho com PAPEL RECICLADO desenvolvido pelo trabalhador da FADERS, Paulo Casagrande, com pessoas portadoras de deficiência. Um belo trabalho, diga-se de passagem. Por ora, vou colocar algumas fotos desse trabalho e o vídeo que o Paulo compartilhou conosco durante o curso.

Iara Borges Aragonez
Coletivo Desenvolvimento Sustentável
Semapi Sindicato

Nenhum comentário: