
Do dia 13 ao dia 19 de outubro acontece no Estado do RS um conjunto de atividades que chamarão a atenção para a CRISE DOS ALIMENTOS, cuja compreensão passa necessariamente pelo entendimento de outro fenômeno da atualidade: a corrida à produção de BIOCOMBUSTÍVEIS, fomentada pelos países do Norte e tida como solução para a redução das emissões com efeito sobre o aquecimento global, estas, resultantes do uso dos combustíveis fósseis.
Entretanto, parece estarmos frente a uma falácia, pois, a produção de agrocombustíveis vem competindo com as florestas, uma vez que se "viabiliza" pela ampliação das fronteiras agrícolas, derrubando o Cerrado e a Amazônia, criando assim, graves problemas com o ambiente em geral, o que inclui o aprofundamento do aquecimento global e a redução da produção de alimentos.
Há como produzir biocombustíveis sem competir com a produção de alimentos e sem desmatar as florestas?
E mais, qual o papel da agricultura familiar de base ecológica frente a expansão do agro-negócio e do latifúndio; da preservação das sementes crioulas frente ao monopólio mundial de sementes e da transgenia; das mulheres; dos camponeses e dos CONSUMIDORES DA CIDADE neste cenário em que a soberania alimentar e energética são caminhos necessários para a superação dessa crise que assola o planeta e acaba com a autonomia dos povos?
Este Seminário, promovido pelo SEMAPI, MPA, Marcha Mundial das Mulheres e a Cooperativa de Comércio Justo e Consumo Consciente - GiraSol, vai propiciar esse debate para avançarmos na nossa compreensão e melhor prepararmo-nos para a AÇÃO.
O SEMAPI, na perspectiva de propiciar uma maior reflexão sobre o tema da SUSTENTABILIDADE, inicia com esse Seminário uma série de debates intitulado UMA SOCIEDADE SUSTENTÁVEL, O QUE TEMOS A VER COM ISSO? Nesse sentido, o Coletivo Desenvolvimento Sustentável, juntamente com o NECOSS – Núcleo Ecológico Sustentabilidade SEMAPI, formado por trabalhadores do SINDICATO, está organizando o próximo seminário: Gestão Ambiental Sustentável - REDUZIR – REAPROVEITAR - RECICLAR.
Por ora, convidamos você a participar do seminário SOBERANIA ALIMENTAR e ENERGÉTICA – COMPREENSÃO E AÇÃO que estamos realizando no dia 15 de outubro, no Sindicato, às 18h30min.
Iara Borges Aragonez e Antenor Pacheco
Coletivo Desenvolvimento Sustentável
SEMAPI Sindicato
Nenhum comentário:
Postar um comentário