quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Coletivo Desenvolvimento Sustentável do SEMAPI avança no debate sobre SUSTENTABILIDADE


Do dia 13 ao dia 19 de outubro acontece no Estado do RS um conjunto de atividades que chamarão a atenção para a CRISE DOS ALIMENTOS, cuja compreensão passa necessariamente pelo entendimento de outro fenômeno da atualidade: a corrida à produção de BIOCOMBUSTÍVEIS, fomentada pelos países do Norte e tida como solução para a redução das emissões com efeito sobre o aquecimento global, estas, resultantes do uso dos combustíveis fósseis.

Entretanto, parece estarmos frente a uma falácia, pois, a produção de agrocombustíveis vem competindo com as florestas, uma vez que se "viabiliza" pela ampliação das fronteiras agrícolas, derrubando o Cerrado e a Amazônia, criando assim, graves problemas com o ambiente em geral, o que inclui o aprofundamento do aquecimento global e a redução da produção de alimentos.

Há como produzir biocombustíveis sem competir com a produção de alimentos e sem desmatar as florestas?

E mais, qual o papel da agricultura familiar de base ecológica frente a expansão do agro-negócio e do latifúndio; da preservação das sementes crioulas frente ao monopólio mundial de sementes e da transgenia; das mulheres; dos camponeses e dos CONSUMIDORES DA CIDADE neste cenário em que a soberania alimentar e energética são caminhos necessários para a superação dessa crise que assola o planeta e acaba com a autonomia dos povos?

Este Seminário, promovido pelo SEMAPI, MPA, Marcha Mundial das Mulheres e a Cooperativa de Comércio Justo e Consumo Consciente - GiraSol, vai propiciar esse debate para avançarmos na nossa compreensão e melhor prepararmo-nos para a AÇÃO.

O SEMAPI, na perspectiva de propiciar uma maior reflexão sobre o tema da SUSTENTABILIDADE, inicia com esse Seminário uma série de debates intitulado UMA SOCIEDADE SUSTENTÁVEL, O QUE TEMOS A VER COM ISSO? Nesse sentido, o Coletivo Desenvolvimento Sustentável, juntamente com o NECOSS – Núcleo Ecológico Sustentabilidade SEMAPI, formado por trabalhadores do SINDICATO, está organizando o próximo seminário: Gestão Ambiental Sustentável - REDUZIR – REAPROVEITAR - RECICLAR.

Por ora, convidamos você a participar do seminário SOBERANIA ALIMENTAR e ENERGÉTICA – COMPREENSÃO E AÇÃO que estamos realizando no dia 15 de outubro, no Sindicato, às 18h30min.

Iara Borges Aragonez e Antenor Pacheco
Coletivo Desenvolvimento Sustentável
SEMAPI Sindicato

Nenhum comentário: