Movimento Gaúcho em Defesa do Meio Ambiente será lançado nesta segunda, dia 15
O Movimento Gaúcho em Defesa do Meio Ambiente (Mogdema) será lançado oficialmente nesta segunda-feira, dia 15 de dezembro, às 9 horas, em um ato público no plenarinho da Asembléia Legislativa do Rio Grande do Sul.O movimento é uma articulação que reúne ONGs ambientalistas, movimentos sociais do campo e da cidade, sindicatos, representantes de classe, lideranças religiosas, estudantes, professores e pesquisadores que pretende enfrentar a situação de crise progressiva da gestão ambiental no Estado.
Segundo sua Carta de Princípios, o movimento pretende implementar ações que "fortaleçam as políticas públicas em defesa da natureza, promovendo o debate e a luta sócio-ambiental, propondo uma reflexão crítica sobre o modelo de desenvolvimento predatório hegemônico, e construindo as bases sociais para um novo modelo com sustentabilidade ambiental".
Crise e polêmicas
Segundo o diretor do Semapi Antenor Pacheco, o movimento vem sendo formado há meses, em reuniões periódicas, e surge em decorrência da situação de crise e das várias polêmicas - como há muito não se via - em torno da gestão ambiental no Rio Grande do Sul. Especialmente, a aprovação e implantação de vários megaprojetos de papeleiras, com plantio intensivo de eucaliptos, na Metade Sul do Rio Grande do Sul.
Estarão presentes como painelistas, dia 15, o jornalista uruguaio especializado em jornalismo ambiental Victor Bacchetta, autor do livro "A Fraude da Celulose" e membro-fundador da Rede de Comunicação Ambiental da América Latina e Caribe, e o oceanógrafo, doutor em Ecologia, professor da FURG Antonio Philomena.
Programação:
Manhã
9h: Homenagem aos pioneiros do movimento ecológico no RS – Augusto Carneiro, Caio Lustosa, Flávio Lewgoy, Giselda Castro, Hilda Zimmermann, Irmão Cecchin e Sebastião Pinheiro;
10h: Leitura da carta de princípios e de assinatura da mesma pelas instituições presentes;
11h: Palestras com convidados especiais:
Victor Bacchetta – A fraude da Celulose
Antonio Philomena – Contexto ambiental e o futuro da Humanidade
Noite:
19h: Conversa com Victor Bacchetta – Os impactos do Modelo Florestal da Celulose sobre o Bioma Pampa.
Local: Auditório do SEMAPI – Rua Lima e Silva, 280
20h30min: Confraternização – Bar Pinacoteca (Rua República, 409)
Nenhum comentário:
Postar um comentário