sábado, 7 de fevereiro de 2009

O adeus ao Adão

Abaixo um vídeo gravado em 2007, em Curitiba, em uma reunião que ocorreu na ONG Terra de Direitos. A gravação nos mostra um pouco da ação e do pensamento do Deputado Adão Pretto, além da sua simpatia. E, a seguir, um depoimento pessoal, emocionado, do nosso companheiro Gervásio Paulus, sobre a morte e a vida de Adão Pretto.



Gervásio Paulus
Extensionista rural e Presidente da
ASAE - Associação dos Servidores da Ascar/Emater


Tive oportunidade de acompanhar, assim como vários companheiros nossos, algumas das manifestações feitas ontem e hoje nas homenagens ao Adão Pretto, que passou para outra dimensão da existência no dia de ontem, como todos por certo sabem. No velório estavam muitas lideranças e militantes dos movimentos sociais, particularmente do MST e da Via Campesina, além de políticos e religiosos, como Dom Tomás Balduino, Suplicy, Rosseto, Olívio, Lula e vários ministros.

Em sua fala, o Darci Maschio, por exemplo, liderança nacional do mst, assentado da Fazenda Annoni, lembrou os primeiros tempos de organização do movimento, quando iam a pé pelas comunidades, e a insistência do Adão em fazer sempre uma reunião depois de cada reunião no interior, para ver se o povo havia compreendido a mensagem, se teve chance de participar, se a reunião ajudou a aumentar o grau de consciência e de organização de quem participou. Antônio Marangon disse que Adão Pretto não defendia a Reforma Agrária e os movimentos sociais, mas ele era isso, encarnava isso em sua vida. Outros militantes se sucederam lembrando passagens da trajetória do Adão. Dom Balduíno destacou que Adão foi um camponês que se tornou deputado por várias legislaturas, mas que não ficou rico com isso, diferentemente de outros políticos. E pediu que a governadora Yeda fizesse uma homenagem a Adão, em vez de decretar luto oficial, parasse com a repressão aos movimentos sociais, no que foi longamente aplaudido. O Olívio lembrou, emocionado, que quando conheceu o Adão, ainda não existia MST, nem PT, nem CUT, mas que a semente estava sendo preparada para germinar e que o companheiro Adão sempre foi um semeador. E o Lula disse que foi um exemplo raro que conseguiu provar que é possível um agricultor simples, camponês, ser um guerreiro, tornar-se um parlamentar, e manter a mesma postura e coerência, e destacou o jeito de fazer política com paixão, com alegria, que o Adão fazia. Dos dos 9 filhos e esposa do Adão, o Edegar falou em nome da família e disse que o pai era do mesmo jeito que o político, espontâneo e alegre sempre. Leiam também o depoimento do Elvino, que foi divulgado nesta rede.

Na saída, encontrei-me com o Nilton, que além de lembrar alguns dos tantos projetos que o Adão viabilizou através de seu mandato dedicado integralmente a serviço dos movimentos sociais, disse algo que me fez refletir. Tudo o que aqui foi dito a respeito do Adão é a mais pura verdade, nada foi dito por hipocrisia, lembrou muito bem o Nilton. Isso me fez lembrar daquele dito de que existem homens que tem grandes idéias, e existem alguns que são tão grandes quanto o são suas idéias.

Conheci o Adão Pretto quando fazia Agronomia na UFSM e, junto com um pequeno grupo de estudantes, militamos no GAMST e começamos a fazer estágios em assentamentos de Reforma Agrária (Tupã e, no meu caso, Erval Seco). Lembro o entusiasmo do Mauro, um dos primeiros técnicos a trabalhar em assentamentos no estado e talvez no Brasil. Em 1986 saíamos, o João Erculano, o Lauro, a Suzana, e outros "pombalinos", de casa em casa pelas vilas de SMaria, fazer campanha pro Adão, Marangon e Olívio. Percebo agora que havia em nós naquela época um tanto de espontaneísmo e até de ingenuidade, mas seguramente compensado por um idealismo e um desprendimento próprios dos estudantes.

Depois de formados vários de nós trabalhamos com assentamentos de Reforma Agrária e vivenciamos uma realidade da qual a academia estava muito distante. No meu caso, jamais irei negar que aprendi muito com as famílias acampadas e assentadas na Fazenda Anoni.

Desculpem este já longo relato em tom pessoal e de desabafo, eu apenas queria repartir com vocês esse sentimento, ao mesmo tempo de uma certa tristeza mas também de profunda gratidão pela oportunidade de viver esse tempo, e também partilhar um sentimento de esperança e de ânimo, porque pessoas como o Adão nos deixam com sua trajetória de vida, enfrentando tudo que enfrentaram, com determinação e coragem, uma clara mensagem de que vale a pena lutar por nossos ideais, acreditar sempre em nossos sonhos e participar da construção coletiva de um novo mundo possível.

Há braços solidários,
Gervásio.

Nenhum comentário: