quarta-feira, 15 de abril de 2009

Alemanha proíbe cultivo de transgênicos em todo o seu território

por Gualter Baptista
gaia.org.pt

A Ministra da Agricultura alemã Ilse Aigner (CDU, democratas-cristãos) proibiu hoje a plantação de milho geneticamente modificado MON810 em todo o território da República Federal, alegando que existem razões legítimas para considerar "um perigo para o ambiente". O MON810 é a única variedade geneticamente modificada cujo cultivo está autorizado no território da União Europeia. Contudo, o número de países a proibir o seu cultivo tem vindo a aumentar de ano para ano, somando 8 com a probição de hoje. Com a activação da cláusula de salvaguarda da Directiva 2001/18, a Alemanha junta-se à França, Áustria, Grécia, Luxemburgo e Hungria. A Itália e Polónia são outros países que mantêm moratórias sobre o cultivo de transgénicos.

Em Espanha e Portugal, os únicos países da Europa que ainda cultivam transgénicos em grande escala, a sociedade civil tem preparadas um conjunto de mobilizações ao longo da semana e em particular para dia 18 de Abril (dia internacional da luta camponesa), para exigir aos respectivos governos a proibição dos cultivos transgénicos.

Esta proibição constitui mais um êxito dos movimentos sociais que têm manifestado a sua oposição ao cultivo de transgénicos. Em Portugal, o GAIA e a Plataforma Transgénicos Fora têm trabalhado activamente neste tema, mas infelizmente os dirigentes políticos do nosso país parecem continuar a ignorar os apelos da sociedade civil, enquanto servem os interesses de multinacionais da biotecnologia. Enquanto Portugal não probir também o cultivo do milho transgénico MON810, a saúde dos consumidores, o direito à semente e a soberania alimentar continuarão a estar em risco.

Nenhum comentário: