sábado, 24 de outubro de 2009

3º Congresso do SEMAPI/RS

Iara Borges Aragonez
Coletivo Desenvolvimento Sustentável SEMAPI/RS

Nos dias 21, 22 e 23 de outubro/2009 foi realizado o 3º Congresso do SEMAPI/RS - Trabalho Decente e Qualidade de Vida, no Hotel Fazenda Figueiras, em Mariluz.

Dentre os vários temas tratados no Congresso*, Sustentabilidade e Meio Ambiente: O engajamento dos Atores Sociais por Justiça Cimática, foi o tema desenvolvido pela geóloga e coordenadora da ONG Amigos da Terra Brasil, Lucia Ortiz.

Lúcia foi convidada pelo Coletivo Desenvolvimento Sustentável - CDS do SEMAPI que, juntamente com o Instituto Biofilia, está formulando, já em fase final, o Projeto Cultura Ambiental, Consumo e Sustentabilidade – As bases para a construção de uma REDE EcoSindical pela SUSTENTABILIDADE. A primeira edição desse Projeto está prevista para ocorrer em Dez/2009, no SEMAPI. O público que desfrutará dessa formação é: dirigentes sindicais, trabalhadores (as) dos sindicatos e a base sindical.

Na tarde de 22/10 e manhã de 23/10 o CDS coordenou o trabalho em grupo que aprofundou o debate sobre o tema Sustentabilidade e Meio Ambiente. O objetivo central dos trabalhos foi delinear as grandes linhas de ação para o Sindicato nos próximos quatro anos. Participaram da Oficina, trabalhadores (as) da EMATER, FASE, FADERS, FEPAM, FUNDAÇÃO ZOOBOTÂNICA e FGTAS.

O debate foi riquíssimo e podemos afirmar que o tema tem uma grande acolhida na categoria. Um dos momentos ricos dos trabalhos foi o relato de experiências de cada participante nos seus locais de trabalho, na perspectiva da SUSTENTABILIDADE.

Abaixo, síntese das proposições da Oficina, foto dos participantes e, mais abaixo, texto-base que orientou o debate do grupo.

Grupo Sustentabilidade e Meio Ambiente

1 Quebra de paradigma
1.1 Desenvolver oficinas para a base, diretores e trabalhadores do sindicato, visando estimular a reflexão, sensibilizar e ampliar a consciência para a adoção de práticas ecologicamente corretas. Aprofundar conceitos importantes como crescimento x desenvolvimento. Formar nessas oficinas multiplicadores de sensibilização e de práticas sustentáveis.
1.2 Divulgar as práticas de sustentabilidade nas mídias do Semapi e em outros veículos de comunicação
1.3 Mobilizar e sensibilizar a categoria para fomentar nos seus locais de trabalho práticas sustentáveis e para realizar ações de formação para a sustentabilidade.

2 Construção de uma rede ecosindical
2.1 Articular sindicatos que já atuam na linha da sustentabilidade bem como aqueles que ainda não tem afinidade com o tema para a realização de ações de formação conjunta, para a socialização das experiências em curso e para projetar ações em rede para o futuro.
2.2 Denunciar os agressores do ambiente e divulgar as boas práticas de forma articulada com os movimentos sociais.
2.3 Elaborar projetos para captar recursos para investir em formação para a sustentabilidade. Em especial daquelas entidades (Senar) que trabalham na direção oposta da sustentabilidade.




* Ver cobertura completa do Congresso no site www.semapirs.com.br
As abordagens das principais palestras, dentre elas a de Lúcia Ortiz, estão registradas no site com muita propriedade.

Nenhum comentário: