domingo, 20 de janeiro de 2008

Permacultura



A palavra Permacultura não existe no dicionário, vem da união das palavras permanente e agricultura ou cultura. É um sistema de desenho aplicado, interdisciplinar, para criar comunidades humanas sustentáveis, paisagens cultivadas e outros sistemas de apoio, com uma visão generalista, que contribua neste processo. Sua metodologia é baseada em princípios ecológicos, para produzir um sistema integrado de plantas, animais, água, edificações e energia natural. A Permacultura é um sistema de cuidar do Planeta Terra, que tem suas raízes em uma filosofia de abundância.

Histórico da Permacultura
Bill Mollison cresceu em uma pequena vila na Tasmânia. Tudo o que precisavam faziam, seus artefatos, seus calçados. Pescavam seus próprios peixes, produziam sua comida e faziam seu pão. E não conhecia ninguém nesse lugar que tivesse um só trabalho, ou qualquer coisa que pudesse ser definida como emprego. Todos trabalhavam em várias coisas. Até os 28 anos de idade vivia uma espécie de sonho, passando a maior parte do tempo no mato ou no mar. Mais tarde em 1968, começou a ensinar na Universidade da Tasmânia (Austrália) e, em 1974, com David Holmgrem, desenvolveu uma estrutura de trabalho para um sistema de agricultura sustentável, baseado na policultura de árvores perenes, arbustos, ervas, vegetais, fungos e tubérculos, para o qual criou a palavra Permacultura.

Principal ensinamento
Assumir responsabilidade pessoal pela nossa vida e pelos nossos atos. Verificar sempre o impacto que nossas ações de hoje podem gerar em um futuro próximo, no ambiente em que vivemos, assim repensarmos as ações com relação a alimentação, consumo em excesso, luxo...etc.

As 3 éticas da Permacultura


. Cuidado com a terra
Concepção de Planeta reconhecendo suas limitações, mantendo os sistemas vivos, se responsabilizando por eles ; consciência e responsabilidade com o Planeta, minimizando nosso impacto. Ter a consciência de que os recursos são limitados, o que não pode
ser limitado é nossa capacidade de criar e de amar.

. Cuidado com as pessoas
A qualidade da vida humana é um fator essencial no desenvolvimento de estratégias de sobrevivência. Nós somos responsáveis pelo bem estar uns dos outros. Na natureza as espécies na sua interação cooperam mais do que competem. Cooperação é diferente de competição. A globalização torna a competição uma religião.

. Partilhar excedentes
O excesso de bens é antiético e imoral, quando concentrado nas mãos de poucos;
Quando existir o excedente está na hora de rever o sistema. Qualquer pessoa, instituição ou nação que acumule riqueza ao custo do empobrecimento de outras está diminuindo a expectativa de sustentabilidade da sociedade humana.

Limites ao consumo
Isso requer um repensar de valores, um replanejamento dos nossos hábitos e uma
redefinição dos nossos conceitos de qualidade de vida. Alimento saudável, água limpa e abrigo existem em abundância na natureza; basta que com ela cooperemos.

Entendendo os sistemas naturais.
Sustentabilidade é regida por leis, que mantém os sistemas naturais. O sistema sustentável é aquele que armazena, retém e acumula energia. Quanto mais energia retém MAIS o sistema é sustentável. . Ex: a floresta é um sistema natural que melhor utiliza a energia e que tem um maior número de pontos de armazenamento. . MAIS sustentabilidade = MAIS energia armazenada.

Características da sustentabilidade. regras de sustentação.
. Produzir suas necessidades e das pessoas; Armazenar mais energia do que a utilizada
para construí-lo.

Poluição
Poluição é a consequência de um produto não utilizado por nenhum outro elemento; é superabundância de recursos. O aumento de trabalho surge quando existe uma deficiência de recursos, quando um elemento no sistema não agrega outros elementos úteis, quando não existe interligação entre os elementos e entre as funções.

Princípios da permacultura
. Trabalhe com a natureza e não contra; Todo o problema tem sua própria solução; . Mínimo de mudança para o máximo beneficio; . A produtividade só é limitada pela imaginação;

Conceitos básicos
. Principio do caos, da desordem. excesso de energia acumulada gera um caos no sistema. Ex: excesso de chuva transborda os açudes.
. Quando se coloca energia além da capacidade do sistema.
. Produtividade é a soma total da energia produzida, armazenada e reciclada em um sistema.
.Seleção de espécie de múltiplo uso;
.Seleção de espécies que possam se autoarmazenar. Ex: mandioca, técnicas de armazenamento; conservas, desidratação de alimentos;
. Economia micro regional.
. Criação de ciclos na propriedade. Ex: biodigestor para efluentes líquidos e sólidos.
. Compreensão dos nichos: no tempo e no espaço.
. Stress: funcionamento forçado de um elemento, de um sistema; impedimento do funcionamento natural e harmônico.
. Estabilidade, equilíbrio - é uma função do tempo e diversidade.

Design - É um processo continuo de informação, de aplicação da informação, de feedback e realimentação: é cíclico e deve ser constantemente reavaliado.
No design é importante observar a inter-relação entre os elementos e suas funções dentro do sistema.
Leis básicas do design permacultural: cada elemento deve ter muitas funções, cada função essencial deve ser coberta por muitos elementos. Quanto mais completo o sistema maior a funcionalidade.
A sociedade é de uma maneira geral presa pelos valores da estética, e a permacultura pela funcionalidade (é o foco do desing permacultural). A permacultura trabalha com várias áreas do conhecimento: bioconstrução, geração de energia renovável e de baixo custo, produção de alimentos limpos, e água, dentro de uma visão que denominamos segurança hídrica, promovendo um desenho que una harmonicamente estes elementos. Este é o desafio de quem trabalha com permacultura.

Para pensar
“ Devemos mudar nossa filosofia, antes que qualquer outra coisa mude. Mudar a filosofia da competição (a qual, hoje, penetra nosso sistema educacional) para a filosofia de cooperação, em associações livres. Mudar nossa insegurança material para uma humanidade segura; trocar o indivíduo pela tribo; petróleo por calorias e dinheiro por produtos. A grande mudança que necessitamos fazer é do consumo para produção, mesmo que em pequena escala, em nossos próprios quintais. Se 10% de nós fizéssemos isso, haveria o suficiente para todos. Assim, vê-se a futilidade dos revolucionários que não têm jardins, que dependem do próprio sistema que atacam, que produzem palavras e balas e não alimento e abrigo. Algumas vezes, parece que somos apanhados, todos nós, na Terra, em uma conspiração consciente ou inconsciente para nos mantermos sem esperança. E, mesmo assim, são pessoas que produzem todas as necessidades de outras pessoas, juntos podemos sobreviver. Nós mesmos podemos curar a fome, toda a injustiça e toda a estupidez do mundo. Podemos fazê-lo compreendendo a forma com que funcionam os sistemas naturais, pelo reflorestamento e jardinagem cuidadosos, pela contemplação e cuidado com a Terra.”
Bill Mollison

Nenhum comentário: