quarta-feira, 4 de junho de 2008

No Dia Internacional do Meio Ambiente, O SEMAPI Sindicato dá seqüência a sua luta por um Desenvolvimento Sustentável.

A pauta do SEMAPI na semana ainda em curso continua muito intensa. Iniciamos na segunda-feira, comemorando os 53 anos da ASCAR/EMATER/RS. Pela manhã um Ato em defesa de uma Política Oficial de Extensão Rural. MAIS EMATER MAIS ALIMENTOS.

CELEBRAMOS os anos que essa instituição vem dedicando ao fortalecimento da AGRICULTURA FAMILIAR GAÚCHA e AFIRMAMOS a importância de uma extensão rural de qualidade. São mais de 500 mil agricultores familiares produzindo alimentos, espalhados em todas as regiões do Estado do Rio Grande do Sul. São QUILOMBOLAS, INDÍGENAS, PESCADORES ARTESANAIS, ASSENTADOS e PEQUENOS PRODUTORES FAMILIARES. E a ASCAR/EMATER foi e tem sido decisiva para a manutenção e fortalecimento dessa agricultura que ALIMENTA O MUNDO e garante a biodiversidade em nosso Estado.

No site www.semapirs.com.br você poderá ler matéria completa sobre o dia de mobilização e também ver as fotos que registram a participação de quase mil trabalhadores (as), agricultores(as) familiares e movimentos sociais das diferentes regiões do nosso Estado, protestando e exigindo do Governo Estadual um basta ao desmonte da EMATER/RS, bem como a contratação de mais extensionistas rurais. Este foi o foco do Seminário à tarde na Assembléia Legislativa, que debateu sobre MAIS ORÇAMENTO PARA A AGRICULTURA, MAIS ALIMENTOS e MAIS DESENVOLVIMENTO.

Amanhã, dia 05 de Junho, Dia Internacional do Meio Ambiente teremos duas atividades importantes. Às 9h30min, a Comissão de Serviços Públicos da Assembléia Legislativa, vai realizar uma Audiência Pública para tratar dos serviços públicos e adequação da estrutura administrativa do Estado, frente aos desafios decorrentes de novos investimentos no Estado, em especial da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Fundações vinculadas.

A audiência foi um requerimento do SEMAPI Sindicato, com o intuito de discutir a atual política de meio ambiente do Governo do Estado.

Ainda amanhã, quinta-feira, às 16h, o SEMAPI estará realizando uma atividade interna com diretores e trabalhadores, que dará início a implantação pelo Coletivo Desenvolvimento Sustentável de um dos eixos de seu planejamento estratégico, CONSUMO E SUSTENTABILIDADE. Este, tem duas estratégias centrais, a Re-significação do Ato Cotidiano de Consumir, focado para dentro do Semapi e para a base e a Sustentabilidade como Lógica Organizadora da Gestão SEMAPI, focado para dentro do Sindicato.

Amanhã, estaremos assinando contrato de Assessoria com a Engenheira Química Adriane Alves Silva, Especialista em Gestão Qualidade Ambiental e discutindo com todos os(as) trabalhadores(as) os primeiros passos desse trabalho. Adriane nos assessorará para a elaboração e gerenciamento do Plano de Gestão Ambiental Sustentável do SEMAPI.

A ação ocorrerá a partir de um Diagnóstico Situacional, que subsidiará a formulação do Plano, seguido de um Programa de Capacitação da diretoria e dos (as) trabalhadores (as) do Sindicato. A proposta prevê que todo o processo, desde o diagnóstico, se dê de forma muito participativa, pois, sabemos que práticas cotidianas, enraizadas, apenas são possíveis de serem substituídas por outras que exigem rupturas e tempo para consolidarem-se, se muito compreendidas no seu significado.

UM BOM DIA INTERNACIONAL DO MEIO AMBIENTE PARA TODOS QUE ACESSAM ESSE BLOG!!!
Iara Borges Aragonez
Coletivo Desenvolvimento Sustentável
Semapi Sindicato

2 comentários:

Anônimo disse...

Iara e companheiros/as do Coletivo,
a criação de um Plano de GA Sustentável do SEMAPI é um importante passo para a construção de relações mais sustentáveis, em todas as esferas de nossa luta. Afinal, a consciência ambiental só adquire real significação quando se traduz em nossa vivência cotidiana. Parabéns por esta importante iniciativa e contem comigo.
Um abraço, Gervásio

Viva a Vida Sustentável disse...

Obrigada Gervásio.

Acho muito legal ver que és um leitor assíduo do Blog. E os teus comentários ajudam muito a seguir tocando em frente. É muito bom contar com a contribuição de companheiros como tu.

Um grande abraço,

Iara Borges Aragonez.